Laudo de Instalações Elétricas / NR-10

Também referenciado muitas vezes como prontuário ou relatório, o laudo de instalações elétricas, como é oficialmente denominado, é um conjunto de informações relacionadas às instalações elétricas em um determinado empreendimento.

Um dos seus principais objetivos, além de manter tanto o contratante quanto o contratado a par das especificações do trabalho realizado, é conscientizar ambas as partes dos possíveis riscos na execução do seu serviço se tais normas não forem seguidas corretamente.

E quais autoridades exigem o laudo de instalações elétricas?

Justamente pelo fato de o laudo de instalações elétricas englobar todos os aspectos dos procedimentos envolvidos, seu conteúdo, por consequência, diz respeito a diversas instâncias públicas e governamentais, como o Corpo de Bombeiros, Prefeituras Municipais e o Ministério do Trabalho e do Emprego através de sua regulamentação NR-10. Assim como outras jurisdições que o requisitam são concessionárias de energia, companhias de seguro, companhias de certificação, entre outras.

Mais um fator de relevância é que o laudo de instalações elétricas deve ser emitido por um engenheiro eletricista certificado para receber seu devido reconhecimento.

Deve-se ressaltar também a importância da certificação se o laudo de instalações elétricas possui as corretas diagramações unifiliares. A função destes diagramas é designar graficamente a trajetória de todas as suas instalações, abrangendo aspectos como a direção e posicionamento de condutores e dispositivos, por exemplo, tudo desenhado em plantas arquitetônicas para o melhor entendimento possível.

Como todo maquinário utilizado nestes métodos, eles devem estar de acordo com as necessidades de cautela de cada processo, como os diversos tipos de máscaras de proteção, luvas e equipamento para a brigada de incêndio, pois se o funcionário operante não proteger-se conforme é indicado, ele pode correr sérios riscos, por isso, uma relação de todos os aparatos de proteção requeridos deve estar contida no laudo de instalações elétricas de uma empresa.

Procedimentos como a desenergização também deve ser detalhadamente descritos, pois se não executada de acordo, pode causar danos e acidentes no ambiente e nos operantes desta respectiva função.

Questões como a sinalização em terrenos onde o trabalho será ou está sendo realizado, ficha de cada funcionário integrante da empreitada regulamentado e capacitado para o serviço, análise de riscos preliminares, tudo isso também deve fazer parte do laudo de instalações elétricas.

Neste ponto, os pormenores para autorização para o trabalho neste segmento são muito específicos.

Tendo isso em mente, a Energia Atuante fornece ficha completa da sua mão de obra tanto no laudo de instalações elétricas quanto para o contratante e responsabiliza-se por ocasionais erros de procedimento e oferece garantia total para a sua empresa.