Laudo de SPDA.

Serviço oferecido pela Energia Atuante, o SPDA, Sistema de Proteção Contra Descargas Elétricas, por ser um trabalho de inúmeras especificações, as empresas que o desempenham devem providenciar para o seu cliente o laudo de SPDA, que consiste em um documento que descreve todo o procedimento executado e prova que o mesmo está de acordo com as normas da NBR-5419, regulamentação imposta pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O laudo de SPDA deve conter informações referentes a vistorias, verificações técnicas, dentre outros. E imposta não somente as empresas contratantes, a NBR-5419 também exige este documento das companhias que prestam este serviço para a mesma esteja apta a fazê-lo.

A Energia Atuante não só o faz, como também apresenta toda esta documentação para que seu cliente esteja devidamente ciente das regras necessárias para que o trabalho seja realizado com sucesso.

Outro fator de relevância é a adaptabilidade que o laudo de SPDA deve conter.

Como cada empresa contratante possui necessidades próprias, antes da emissão do documento oficial, o laudo de SPDA também deve ser feito de maneira específica para um determinado empreendimento, ou seja, ele não apresenta-se como um documento padrão que apenas confirma que as normas foram seguidas, mas adapta o serviço requerido para cumpri-las dentro das características e objetivos de cada serviço.

Outra função do laudo de SPDA é apresentar resultados de uma perícia realizada das condições do produto, tal como salientar recomendações técnicas para o contínuo funcionamento de maneira correta do equipamento. Serviços os quais são todos devidamente executados pelo corpo de profissionais de consultoria da Energia Atuante.

Lembrando também que o laudo de SPDA deve estar de acordo com as normas da ABNT para emissão apropriada.

Onde as mesmas exigem seus parâmetros particulares de formatação, requerendo aspectos descritivos do gerenciamento de possíveis riscos, detalhes do projeto, da instalação, das frequentes inspeções, demandas da manutenção, dentre outros quesitos. 

Pelo fato de existirem tanto SPDA internos quanto externos, a elaboração de seu laudo de SPDA também precisa seguir as especificações de cada um.

No externo, todos os pontos descritivos devem ser a respeito dos sistemas de captação, descida e aterramento, os quais compõem o processo do mesmo. Já nos internos, este relatório deve conter dados sobre os dois métodos possíveis, o de ligações equipotenciais e o de isolamento elétrico de um sistema externo previamente instalado.

Se um laudo já foi realizado na sua empresa, recomenda-se avaliá-lo para prováveis correções.

Dentre muitos aspectos a serem examinados e descritos no laudo de SPDA, destacam-se etapas como a verificação das malhas de captação, do funcionamento do sinalizador do mastro, identificar se a cobertura possui painéis fotovoltaicos sendo protegidos pelo SPDA, por exemplo. Todos estes passos, se não minunciosamente referidos no laudo podem acarretar em prejuízos e penalizações de larga escala para a sua empresa.

O que é o Laudo de Aterramento?

O Laudo de Aterramento se faz necessário pra garantir a eficiência e continuidade elétrica do ponto aterrado ao anel de aterramento.

Com um aterramento eficiente e seguro, toda carga eletrostática de carcaças (chassi) metálico é descarregado pra terra, garantindo a segurança e integridade de pessoas.

O Laudo de Aterramento é um documento técnico realizado por um profissional legalmente habilitado (Engenheiro Eletricista) contendo os registros das inspeções, inspeção visual, medições do sistema de aterramento, apontamento de não conformidades (se aplicável), relatório fotográfico e sugestões para adequações das não conformidades (quando aplicável).

Fazem parte integrante deste laudo: a ART (CREA) e o Certificado de Calibração dos Equipamentos de Medição utilizados.

O objetivo do Laudo de Aterramento é verificar a conformidade com a norma técnica brasileira ABNT NBR-5410 e a NR-10 Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, item 10.2.4 alignea “b”.

Quais são os órgãos que exigem o Laudo de Aterramento

O Laudo de Aterramento é um documento obrigatório pela legislação vigente, conforme item 10.2.4.b da NR-10 do Ministério do Trabalho e Emprego e é exigido pelo Corpo de Bombeiros para obtenção e renovação de AVCB, Ministério do Trabalho em fiscalizações, auditorias de órgãos certificadores e por Seguradoras na obtenção de apólices e sinistros.

Na NR 12 atualizada, publicada em 07/2019 exige que o empregador possua aterramento das partes metálicas de suas máquinas e que este aterramento seja eficiente, comprovado através do Laudo de Aterramento.

Quais órgãos exigem o Laudo de SPDA?

O Laudo de SPDA (Para-Raios) é um documento obrigatório pela legislação vigente, conforme item 10.2.4.b da NR-10 do Ministério do Trabalho e Emprego e é exigido pelo Corpo de Bombeiros para obtenção e renovação de AVCB e por Seguradoras na obtenção de apólices e sinistros.

Quando deve ser feito o Laudo de Aterramento?

O Laudo de Aterramento deve ser realizado na construção de novas edificações e nas instalações de máquinas.

Quem pode emitir e assinar o Laudo de Aterramento?

O Laudo de Aterramento somente poderá ser emitido por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Eletricista, conforme preconiza o item 10.2.7 da NR10, visto que é um item que compõe o Prontuário das Instalações Elétricas (PIE NR10).

Qual a importância do Laudo Técnico de Aterramento?

Fazer o aterramento de um imóvel, seja comercial ou residencial, é uma solução de segurança contra descargas elétricas atmosféricas. Com um projeto de SPDA estrutural adequado, a energia captada pelos para-raios é conduzida pelas hastes de aterramento para serem dispersadas no solo, evitando danos elétricos que podem até ser fatais. Para atestar que instalação está adequada ao tamanho do imóvel e conseguir o AVCB, deve ser emitido o laudo técnico de aterramento.

No entanto, esse laudo técnico de aterramento é muito mais do que a garantia de que o projeto de instalação e de proteção contra descargas elétricas atmosféricas está adequadamente executado: esse documento atesta a segurança da vida das pessoas e do patrimônio. Por essa razão, a análise da instalação e a posterior emissão do laudo técnico de aterramento deve ser feitos por uma empresa especializada em serviços de engenharia elétrica.

Itens inclusos neste serviço:

  • Realizado por profissional capacitado e legalmente habilitado.